quarta-feira, 16 de abril de 2014

Quem precisa perder peso é o PRECONCEITO!

É muito comum vermos um preconceito enorme com relação à obesidade. Se dizemos: “Fulano está com câncer”, nós logo ouvimos a resposta: “Ah, coitado, como ele está reagindo?” ou “Nossa! Ele é tão jovem, mas tomara que tudo dê certo”. As pessoas se unem em torno de uma doença como o câncer, indicam especialistas, rezam, torcem... Se dizemos: “Fulano é obeso e está procurando uma forma de emagrecer”, é comum ouvirmos “É só fechar a boca” ou “Também, comendo do jeito que ele come, um dia vai explodir”.  Eu carinhosamente chamo isso de GORDOFOBIA. Que nada mais é que a atitude de pessoas que se incomodam mais com a obesidade do que o próprio obeso. Pessoas que tratam com desrespeito e preconceito uma doença como qualquer outra e que não entendem que "só é gordo quem quer" não é verdade.

As pessoas riem do obeso que não cabe na cadeira, olham torto pro

obeso que vai à praia, reparam em tudo o que o obeso come pra ficar de comentário maldoso. No ônibus o obeso tem dificuldade pra entrar, pra sentar e pra passar na roleta... todo mundo repara. Não há quem não olhe pra trás pra ver se o gordo não vai entalar na roleta! No avião nem se fala, lá não é lugar pra gordo. Não cabe na poltrona, não consegue abaixar a bandeja pra comer, um verdadeiro desastre! Obeso olhando vitrine é deprimente, logo vem a vendedora pra dizer que lá não tem o número dele... e gordo não compra presente não??? Gordo não sonha em caber numa roupa legal??? Gordo não aprecia???

O preconceito é o pior crime contra o obeso. É por causa do preconceito que ele fica cada vez mais sedentário, que ele se tranca em casa! Trancado em casa ele está mais próximo do inimigo nº 01: “A GELADEIRA!” Não tendo o que fazer, não podendo se locomover com tanta facilidade ele se torna um maníaco por TV ou por computador (atividades que podem ser feitas sentado ou deitado). 
Outro dia estava navegando pela internet e conheci um artista maravilhoso chamado Edull que desenha gordas (todas as ilustrações desta postagem são dele). São gordas lindas, cheias de vida e charme! 

Recentemente ele fez uma coleção das princesas da Disney Gordas. São lindas!

Atitudes como a do Edull nos enche de autoestima e nos fazem ver que gordas (os) não são criaturas feias que têm que se trancar em casa eu vestir aquelas roupas horrorosas de estampas igualmente horríveis.

Os desenhos do Edull estão no facebook, aqui. Você pode saber mais sobre o ele na postagem do Blog Entre Topetes e Vinis.

A gorda pode e deve se amar, se vestir bem, usar adereços. Ora, não tem roupa que caiba? As roupas são caras? Faça um pretinho básico de corte reto, ou um kaftan (aqueles vestidos que são um tecido reto com duas costuras - uma de cada lado - e um buraco para a cabeça). Um pretinho básico pode tomar várias formas com adereços diferentes. Um colar, um brinco, um lenço... abuse dos adereços. Você pode!

A gorda tem a seu favor a pele lisa. Gente gorda não enruga. Abuse da maquiagem, do cabelo e das cores! Todo momento que posso estou lá fazendo uma maquiagem e me arrumando toda. Adoro ser e estar bonita pra mim e pra quem eu amo e me ama.

Queria deixar claro que nunca falei aqui que não tenho o desejo de emagrecer. Claro que tenho, sou uma mulher normal, como qualquer outra. Só que a obesidade não faz de mim uma pessoa infeliz. Não mesmo!

As pessoas sempre me perguntam por que eu não faço um regime, ginástica, algum tratamento pra emagrecer. Claro que como qualquer pessoa normal eu tenho muita vontade de emagrecer. Não só pelo aspecto visual, mas pela maior facilidade em locomoção. Minhas dores nos pés e no meu nervo ciático melhorariam e eu poderia comprar roupa barata novamente! 

Acontece que emagrecer custa muito caro. 

Existem algumas coisas que já tentei e que realmente funcionaram pra mim, só que tive de parar por causa da grana, ou melhor, pela falta dela. 

Tenho assistência médica, excelente por sinal, mas nem todo tratamento pode ser feito com ela. Certa vez eu me tratei com um médico muito bom que fazia reeducação alimentar. Era um tratamento conjunto: Endócrino, Nutricionista e Psicólogo. Muito bom, mas não era atendido pela assistência médica, só particular. Cada vez que eu ia lá era uma fortuna. Os cinco meses que consegui me manter por lá foram ótimos e eu emagreci 16 kg saudavelmente... Tive de parar por não poder mais pagar. 

Outra coisa que funcionou muito bem foi a Clínica de Estética Le Ru (tinha também a Onodera). Foi maravilhoso, enquanto pude pagar... Quinze sessões custavam (na época, há uns 20 anos) R$ 2.400,00. Estava realmente surtindo efeito, mas não dava mais pra pagar. 

SPA é muito eficiente, eu sei disso. Uma amiga 
minha (já falecida, vítima do excesso de preconceito consigo mesma) ficou 3 meses em um SPA e emagreceu 40Kg. Mas eu nem faço ideia de quanto custa isso! Eu adoraria, mas atualmente desempregada... nem dá pra pensar. 

Muitas coisas são eficientes na perda de peso, mas todas muito caras. Um personal Trainer, quanto será que custa? Uma boa academia, hidroginástica, natação, qualquer exercício que se queira fazer precisa de acompanhamento (eu já passei pela experiência de fazer sem acompanhamento e ganhei uma maravilhosa lesão no meu nervo ciático). Isso custa dinheiro... 

Claro que as pessoas optam pela Gastroplastia. Emagrecimento garantido, rápido e de graça! Sim, porque os convênios cobrem todas as despesas. Que maravilha. Basta ir lá, cortar um pedaço do estômago, fazer uma emenda no intestino, passar 30 dias tomando líquidos e pronto: O milagre está feito sem gastar nem um tostão!

SERÁ?

Cair de paraquedas em uma gastroplastia é loucura. Pesquise muito, prepare-se psicologicamente (de verdade) e esteja disposta a mudar radicalmente de hábitos. Leia muito, veja todos os prós e os contras, converse com pessoas que operaram, participe de grupos de discussão e tente a cirurgia quando não tiver mais nada a tentar.
É isso que eu recomendo...

Quem sabe um dia eu faça?

Todas as ilustrações desta postagem são de Eduardo Santos, ou Edull como é conhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário