sábado, 19 de abril de 2014

Crônica de uma ex-gorda

Estava navegando por meus arquivos antigos e encontrei uma crônica de Lídia Eugênia (Gorda Li).

"Não tem nada pior na vida de uma gorda do que encontrar uma amiga gorda que virou ex-gorda. 

Ex-gorda, quanto te encontra, não quer saber como você está, quer saber como você acha que ela está. 

Se você não diz que ela está magra, ela puxa o assunto: “mas como você está gorda”. 

Não tem jeito: você será obrigada a ouvir como ela está se sentindo melhor depois que emagreceu. Seja qual for a sua frase inicial. Já fiz todo o tipo de tentativa.

Tentativa 1

- Rosinha, você sumiu.
- Você reparou? Perdi uns 30 quilos. Estou me sentindo outra...

Tentativa 2

- Rosinha, como é que você tem andado?
- Tenho andado com menos dificuldade. Depois que eu perdi uns quilinhos...

Tentativa 3

- Rosinha, por onde é que você anda?
- Eu tenho andado na praia, 15 km por dia. Depois do regime...


Tentativa 4

- Rosinha, eu tô com a maior pressa, não vai dar pra falar agora, mas eu te ligo...
- O meu número mudou. 
- Fala o novo.
- Agora é 42. Estava usando 54, mas depois do regime...


Tentativa 5

- Silvia, não fala mais com as amigas?
- Rosinha?! Desculpa, é que eu não tinha te visto...
- É, agora está mais difícil de me ver. Depois que eu emagreci....

Não tem jeito.

Ex-gorda vira uma espécie de evangélica da boa forma, uma crente da Igreja Universal do Reino dos Vigilantes do Peso. 

Só fala nesta coisa o tempo inteiro e depois de 15 minutos quer te converter. 


Aí começa:

“Vou te levar na minha nutricionista”; “ se eu consegui, você consegue” e não pára mais. 

Ex-gorda é um ser tão desagradável quanto um ex-fumante. 

Só que num restaurante, em vez de fazer careta para a fumaça alheia, fica falando mal da gordura da tua picanha, critica o molho de 4 queijos do teu talharim, a fritura da tua batata portuguesa e o caramelo do seu pudim. 

E depois ainda faz cara de superioridade quando o garçom traz o franguinho grelhado com panaché de legumes. É simplesmente irritante. 

Ex-gorda é chata pra chuchu, cozido e sem sal.

Por isso, de uns tempos para cá, sempre que eu encontro uma ex-gorda, eu finjo que não conheço. 

Funciona que é uma maravilha. Além de escapar do constrangimento, ainda dá para curtir com a cara da ex-gorda. 

É mais ou menos assim:

- Silvia, não está lembrando de mim? Rosinha!!!
- Rosinha?
- Rosinha, da faculdade, lembra?
- Desculpa, mas eu não tô lembrando.
- Rosinha, irmã da Florentina...
- Você vai me desculpar Rosinha, mas eu nunca te vi mais gorda... 
- Como assim, nunca viu mais gorda? É lógico que você já me viu mais gorda.
- Juro que não. Eu nunca te vi mais gorda. Nunca te vi mais gorda mesmo! Mas de qualquer maneira, muito prazer. Eu tenho que ir... Um abraço."

É isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário