sábado, 12 de abril de 2014

Nem sempre fui gorda

Tenho 48 anos e quero contar um pouco da minha parceria, cumplicidade e tolerância com a obesidade.

Durante meus primeiros 12 anos era uma menina magra. Tão magra que meu apelido na escola era "Olívia Palito". Acredite se quiser...

Quando pequenina, eu era uma menina bonitinha, chamava a atenção. Até os 5 anos eu tinha cabelos encaracolados, era muito falante e fazia amizade facilmente.

Com 12 anos eu caí e desloquei a cabeça do rádio (cotovelo). Tive de operar às pressas, tomei muito soro e comecei a desenvolver meu corpo. 

Fiquei em tratamento durante muitos meses, foi um deslocamento muito sério. Fiz fisioterapia por 6 meses. Mas, segundo o médico, meu caso foi 1 em mil que fica perfeito. Fiquei sem nenhum defeito. Ao menos no braço.


Aos 13 anos já era uma mulher formada. Meus seios começaram a crescer desenfreadamente. Cheguei a usar tamanho 56.  Eram tão desproporcionais que tenho um afundado no osso do meu ombro (dos dois lados) por conta da alça do sutiã.

Não só meus seios cresciam, eu também começava a subir a ladeira da obesidade. Engordava com uma facilidade extrema, tinha um apetite de leão. Estava entrando na adolescência e me sentia rejeitada. Na 8ª série eu já tinha um corpo de mulher. Tinha seios e era mais "formada" que as meninas da minha sala. Sempre fui uma gorda feliz!!! Muito feliz!!! Também nunca deixei de namorar e beijar muuuuuito.

Todos diziam que eu era bonita, mas era “gordinha” (termo que odeio. Sou gorda, aprenda!). Naquela época, com 15 anos, estava na marca dos 80 quilos com 1m68. Queria emagrecer. Então comecei a frequentar academias, na época era a Silhouette que estava na moda. Eu fui com uma amiga que era bem mais velha e bem mais gorda que eu. Íamos 3 vezes por semana na academia. Quando saíamos tomávamos um lanche reforçado. Eu era uma criança...

Ao invés de emagrecer, só consegui engordar mais, claro!

Fui engordando, engordando, Aos 17/18 anos devia estar com uns 90 quilos. Então comecei a procurar aqueles endocrinologistas milagrosos que faziam a gente emagrecer rápido e fácil. Remédios de fórmula...

Nessa época fui a um famoso médico que ficava na Av. Santo Amaro. Ele mal me examinou, me pesou e me receitou uma fórmula. A consulta levou uns 15 minutos.

Saí de lá e mandei fazer os remédios. Eu, na época, dava aulas particulares pras filhas daquela amiga que foi comigo na Silhouette. Paguei o remédio com dificuldade, pois eram absurdamente caros. Eu fumava naquele tempo. Em média 5 cigarros por dia.

Comecei a tomar os remédios. Era uma loucura! Eu sentia um vigor, uma vontade de sair trabalhando, faxinando, era uma disposição incrível! Tomava o remédio 2 vezes ao dia. Fumava 1 maço de cigarros por dia, minha boca era seca e eu não tinha vontade de comer nada. Era como se minha boca estivesse travada. Eu fumava e tomava café. Só!

Cheguei a ficar uma semana comendo o mínimo. Emagreci 30 quilos em um mês. Estava maravilhada. As pessoas nem acreditavam. Foi na época que entrei na Faculdade, aos 17 anos. Eu estava bem... mas ainda achava que estava muito gorda.

Fazia sucesso, arrumava homens bonitos, namorava muito, mas ainda era complexada com meus seios enormes. Enormes e caídos.


Bem, era hora de parar com os remédios, estava com 63 quilos. Estava ótimo. Parei...

Parei de tomar os remédios, mas sentia uma falta incrível deles. Já não tinha mais "aquele" vigor, nem aquela vontade de sair faxinando o mundo. Estava enlouquecendo! Claro! Me faltavam as anfetaminas! Nem sabia o que era isso naquela época.


Bem, como eu havia parado com os remédios, a fome voltou com força total. Eu estava magra, podia comer! Me sentia nova... Fui engordando, engordando... recuperei logo, muito rápido boa parte do peso que perdera. Na época eu estava trancando a matrícula da faculdade, estava com 18 pra 19 anos. Voltei ao médico e comecei a tomar os remédios novamente. Emagreci mas não tão rápido como na primeira vez. 


A vontade de fumar vinha logo que ingeria o remédio. Fumava muito. Tomava muito café, não comia quase nada. Logo voltei pros 63 quilos. Mas eu descuidava um pouquinho e engordava 10, 15 quilos na maior facilidade. Fiquei nesse vai-e-vem por muito tempo. Emagrecia, parava os remédios - cada vez com mais dificuldade porque estava dependente - engordava! Voltava aos remédios... Um ciclo vicioso.

Além de fumar muito, da boca seca e de não ter a menor vontade de comer, os remédios estavam afetando o meu humor. Tinha variações de humor muito grandes. Ficava alegre e deprimida com uma rapidez enorme! Também estava com dificuldades de concentração e muito esquecida.

Eu ainda tinha o problema dos seios grandes. Aos 20/21 anos procurei um cirurgião plástico (já falecido) Dr. Sucena. Eu estava 12 quilos acima do meu peso. Ele foi um anjo. Era um médico que operava pelo antigo INPS. Ele nem exigiu junta médica. Viu que o meu caso era muito sério. Já estava com retração de mamilo, meus seios eram muito flácidos e enormes. Minha coluna estava acabada. Ele me encaminhou para a cirurgia plástica e eu nem tive de esperar muito. 

Operei com 21 anos no Hospital da Beneficência Portuguesa em São Paulo. Foi um sucesso! Saí do Hospital com 10 quilos a menos do que entrei. Estava com uns 67 quilos. Nossa! Como eu estava feliz! Magra, com seios perfeitos...


Continuava com os remédios milagrosos! Cada vez que parava, engordava. Eu era uma feliz dependente de anfetaminas... ainda que não soubesse o que era isso.Foi quando resolvi fazer plástica nos seios, aos 21 anos. Estava então magra, de seios lindos e feliz...

Ainda me achava gorda...

(continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário